O Google Ads é a melhor ferramenta para links patrocinados da internet. Seu preço varia de acordo com os cliques (CPC).
Uma das melhores ferramentas para se alcançar sucesso online e gerar receita para uma empresa são os links patrocinados.
E quando falamos sobre links patrocinados deles não é impossível não falar do gigante Google: especialmente o Google Adwords , ou atualmente Google ADS.
Conheço muitas pessoas que têm dúvidas em relação à ferramenta ou já ouviram falar, mas não sabem ao certo o que é o Google Ads e muito menos as formas de gerar receita com ele no Marketing Digital.
Hoje venho aqui falar um pouco sobre ele.
Aqui neste artigo você aprenderá um pouco sobre o que precisa saber para criar campanhas rentáveis e de sucesso no Ads
Aqui você verá:
O que é o Google Ads
O Ads é a plataforma de publicidade do Google. Através dele, os anúncios são exibidos em forma de links patrocinados quando alguém realiza uma busca, tanto por meio de computadores quanto por meio de smartphones.
Os anúncios são exibidos principalmente nos resultados de pesquisas, relacionados às palavras-chave usadas nessa busca.É uma proposta incrível. Afinal, nada mais melhor do que exibir um anúncio relevante e que “entregue” o que as pessoas estão buscando, no momento exato em que elas estão pesquisando por algum produto ou serviço.
Mas não é só isso. Existem também outros formatos de anúncios disponíveis no Google Ads, além da sua rede de pesquisa. Eles podem ser exibidos em forma de banners e vídeos, em áreas especiais e de visibilidade em diversos sites e blogs parceiros do Google.
Esse conjunto de sites parceiros compõe a Rede de Display, o e inclui também o Youtube, plataforma de vídeos que também pertencente ao Google e que também é considerado o segundo maior buscador do mundo.
O Google Ads é a principal fonte de receita do Google. Em 2011, a plataforma de publicidade gerou 96% dos quase 37,9 Bilhões de dólares que a empresa faturou.
Todo esse rendimento já deixa claro que as empresas já entendem que é extremamente importante estar presente onde as pessoas realizam suas pesquisas.
Motivos para anunciar no Google Ads
Um bom anúncio deve encontrar as pessoas certas no melhor momento. Por isso o Ads é uma excelente opção para quem quer promover seu negócio, serviço ou produto de maneira direcionada, segmentada e assertiva.
Continue lendo para conhecer cada um dos diferenciais o Google Ads pode fornecer ao seu negócio.
Potencial
O Google é o maior mecanismo de buscas do mundo e isso não é novidade. O famoso termo “google it” já ultrapassou barreiras culturais e se tornou algo onipresente na vida das pessoas. Quando temos uma dúvida, imediatamente procuramos respostas no Google.
O buscador é utilizado para tirar dúvidas e encontrar informações relevantes sobre locais, produtos e serviços.
Esse momento de interesse possui um grande potencial, já que, se uma empresa possui a solução para algum problema, nada mais pertinente do que estar lá e se oferecer para resolvê-lo.
De acordo com a comScore, o Google é detentor de 65% das buscas realizadas em desktop:Já no Brasil, o Google detém em torno de 96% do market share de pesquisas. Isso, por si só, já é motivo suficiente para uma empresa, seja ela grande ou pequena, querer exibir seus anúncios nos resultados de pesquisa.
Poder de Segmentação
Além de oferecer anúncios em momentos de alto interesse das pessoas, o Ads permite a utilização de diferentes formas de segmentação para que a exibição dos anúncios seja ainda mais eficaz.
Confira abaixo as segmentações disponíveis no Google Ads:
- Keywords ou palavras-chave: os anúncios serão exibidos para as pessoas que realizarem alguma busca no Google utilizando palavras ou frases que representem os produtos e serviços, ou que já visitaram websites sobre esse mesmo assunto pesquisado (histórico de navegação).
- Segmentação por tópicos e canais: a plataforma permite escolher algum tópico específico, e os anúncios serão exibidos em vários sites sobre esse determinado tópico. Também é possível escolher diretamente os sites que são mais acessados pelo seu público, e exibir seus anúncios neles.
- Público-Alvo: com segmentação por público-alvo é possível exibir anúncios para pessoas interessadas mesmo quando essas pessoas estiverem navegando em websites, usando aplicativos ou assistindo vídeos que não estejam diretamente relacionados aos seus produtos e serviços.
- Local de exibição do anúncio: é possível escolher onde os anúncios serão exibidos: em mecanismos de pesquisa, sites comerciais ou sites pessoais (blogs, por exemplo).
- Idade, local e idioma: a plataforma permite escolher a idade, a localização geográfica e o idioma de quem será impactado pelos anúncios.
- Programação (dias, horários e frequência): existe a possibilidade de exibir os anúncios em determinadas horas ou dias da semana, e escolher a frequência de exibição desses anúncios.
- Segmentação por Dispositivos: os anúncios podem ser exibidos em todos os tipos de dispositivos (computadores, laptops, tablets e smartphones), e você pode ajustar quando e em quais deles seus anúncios vão aparecer.
Essas são as segmentações dentro do Google Ads, que ainda conta com a possibilidade de combiná-las para exibir anúncios criativos e com relevância, tornando o anúncio muito mais eficiente do que qualquer outro meio de mídia.
Controle de investimento
Com o Ads, o anunciante tem controle total sobre os valores investidos. É possível determinar quanto será gasto por mês, por dia e por campanha.
Também é possível fazer com que a cobrança seja realizada apenas quando o anúncio receber cliques, a cada 1000 impressões (CPM) ou somente quando ocorrer alguma conversão no site.
Como o Ads determina a posição dos anúncios?
Toda vez que alguém realiza uma pesquisa no Google, o Ads realiza um leilão pela palavra-chave pesquisada. O processo determina quais anúncios serão exibidos para essa pesquisa, e em que ordem serão exibidos no resultado da busca (SERP).
Sempre que um anúncio está qualificado para ser exibido em uma pesquisa, ele passa por esse leilão de anúncios. Mas não se trata de um simples leilão, no qual quem dá o lance mais alto ganha.
Os anúncios serão classificados junto àqueles de outros anunciantes, com base na classificação do anúncio (Ad Rank), que é determinado de acordo com seu lance máximo de CPC (custo por clique) e Índice de Qualidade.
Isso significa que, caso seu Índice de Qualidade seja maior que o índice de outro anunciante logo abaixo de você, sua classificação poderá ser maior, mesmo se o lance dele for maior que o seu.
Resumidamente, a escolha do posicionamento funciona da seguinte maneira:
1 – Quando alguém pesquisa, o sistema do Google Ads encontra todos os anúncios cujas palavras-chave correspondem à pesquisa.
2 – A partir desses anúncios, o sistema ignora todos aqueles que não são qualificados, como anúncios reprovados ou segmentados para um país diferente.
3 – Dos anúncios restantes, apenas aqueles com uma classificação de anúncio (Ad Rank) suficientemente elevada podem ser exibidos. A classificação de anúncio é uma combinação do seu lance com o Índice de Qualidade do seu anúncio.Dessa forma, graças ao Índice de Qualidade, mesmo que os lances da concorrência sejam mais altos do que o seu, seu anúncio ainda poderá conquistar uma posição de maior destaque por um preço menor, usando a palavra-chave escolhida.
POSIÇÃO DE UM ANÚNCIO = (preço máximo por clique) X (índice de qualidade da palavra-chave que disparou o anúncio).
Como o processo de leilão é repetido a cada pesquisa no Google, cada leilão pode ter resultados potencialmente diferentes, dependendo da concorrência do momento. Desse modo, é normal observar alguma oscilação na posição do anúncio na página e na possibilidade de exibição do anúncio.
Além do Google ADS é possivel ficar em primeiro lugar nas pesquisas através do SEO, Caso não conheça essa técnica fique por dentro com esse artuigo: O que é SEO e como ficar em primeiro lugar no Google
Conclusão
Agora que sabe como funciona o Google Ads e todos as vantagens que ele oferece, está na hora de usar o conhecimento adquirido e criar sua primeira campanha. Uma dica é utilizar os cupons que o próprio Google oferece para quem está criando sua primeira campanha.
É importante avaliar todos os momentos que seu público pode ser impactado pela plataforma, e identificar em qual momento de decisão ele está. Com essas informações e análises, é possível criar campanhas que realmente são efetivas, e identificar de fato qual é o tipo de campanha que traz o melhor retorno.
O ideal é usar o Google Ads como um dos canais de aquisição de tráfego de retorno rápido, principalmente no início de uma campanha de Marketing Digital, onde seu apoio é fundamental.
Com as campanhas, é possível identificar palavras-chave de alto retorno e usar essas informações para a criação de conteúdo e SEO.
Esse é outro ponto fundamental: nunca deixe de planejar a sua estratégia de Marketing de Conteúdo, para que no médio a longo prazo você já esteja gerando um bom tráfego para suas principais palavras-chave e assim diminuir seu investimento em Ads, e usá-lo apenas para palavras-chave na qual você ainda não está posicionado organicamente.