SEO significa Search Engine Optimization (otimização para mecanismos de busca). É um conjunto de técnicas de otimização para web muito utilizadas em sites e blogs. Essas otimizações geralmente criam bons posicionamentos nos rankings orgânicos gerando tráfego de qualidade e autoridade para o um site ou blog.
SEO é hoje uma das principais estratégias do Marketing Digital.
Afinal, quem não deseja aparecer nas primeiras posições da busca orgânica do Google? Nessas primeiras posições estão os links mais visualizados e clicados pelos usuários, que não costumam passar da primeira página para encontrar as melhores respostas.
Portanto, uma boa estratégia de SEO permite sua empresa chegue lá! O seu site, blog ou loja virtual se torna mais conhecido na web, ganhando mais autoridade no mercado, recebe mais visitantes e aumenta as chances de conversões.
E você sabe o que é ainda melhor? Você consegue tudo isso sem investir em mídia, com base em otimizações nas suas próprias páginas e no relacionamento com outros sites para melhorar a experiência de busca e navegação dos usuários.
Abaixo explicarei melhor o que está envolvido no SEO.
O que é SEO?
SEO é o conjunto de estratégias de otimização de sites, blogs e páginas da web que visa melhorar o seu posicionamento nos resultados orgânicos dos buscadores. Como assim?
A todo momento na internet, milhões de pesquisas são feitas nos buscadores, especialmente no Google, que é o mecanismo de busca mais usado no mundo.
As pessoas querem responder suas diversas dúvidas no dia a dia, desde os hotéis e restaurantes mais bem avaliados até perguntas sobre teorias de física quântica.
Em todas as buscas, o Google procura organizar da melhor forma os conteúdos em seu ranking, para oferecer as melhores respostas nas primeiras posições.
E grande parte dos usuários do Google confiam no posicionamento de seu ranking.
Em uma pesquisa no backlinko mostra esse resultado.
Os três primeiro links orgânicos recebem 31,7% dos cliques relacionados a pesquisa dos usuários.
Somente apenas 0,77% dos usuários clicam em alguns links da segunda página dos resultados do Google.
O gráfico abaixo mostra a relação dos posicionamentos no ranking do Google e o número de cliques que os links recebem.
Portanto, cada pesquisa representa uma grande oportunidade para que sua marca possa oferecer a melhor resposta, ou o melhor serviço para o usuário que a busca.
Com isso você pode ter a chance de ganhar uma boa visibilidade em seu site, com tráfego de qualidade e leitores que realmente possam se tornar clientes.
Mas para que isso aconteça você precisa provar ao Google que sua resposta é a melhor.
Isso não significa apenas ter o melhor conteúdo, é preciso também que você ofereça uma boa usabilidade, e uma autoridade no mercado, é uma boa leitura das páginas do Google.
Para isso que servem as estratégias de SEO.
O SEO é também uma grande parte do SEM (Serarch Engine Marketing), esse último, engloba todos os tipos de estratégias para mecanismos de pesquisas, principalmente a criação de anúncios pagos e os links patrocinados.
O SEO portanto se utiliza somente de estratégias orgânicas, porque não envolvem compra de mídias e links patrocinados.
O que são os motores de busca?
Os motores de busca são os sistemas criados por diversos algoritmos para rastrear, indexar e ranquear os conteúdos na internet para exibi-los da melhor forma aos usuários.
Eles também posem ser chamados de buscadores ou sites de buscas, ou até mesmo de mecanismos de pesquisas.
Quando nós falamos de buscadores estamos falando não apenas do Google, mas também do Bing, Yahoo, Baidu entre outros. Podemos dizer que mesmo o Youtube e o Pinterest, podem ser entendidos como mecanismos de busca, pois eles são bastantes usados para encontrar conteúdos pelos usuários.
Mas é bem notável que o Google se destaca entre eles, pois mais de 91% das pesquisas no mundo são feitas por ele.
Cada mecanismo tem seu próprio modo de operação e seus próprios critérios de rankeamento. Mas o objetivo de cada um no final é sempre o mesmo, de oferecer as melhores respostas para seus usuários.
O que é uma estratégia de SEO?
Para obter o tráfego orgânico para seu site, é essencial que o conteúdo publicado em seu blog seja relevante para seu cliente. Até aí você já sabe, mas como é que as pessoas encontrarão o seu conteúdo?
Como qualquer estratégia de marketing, tudo começa com um bom planejamento.
Quais resultados você quer atingir com SEO, quem deseja alcançar, como você pretende chegar lá?
É isso que vai pavimentar o caminho para o sucesso da sua estratégia.
Além disso, você também deve saber que uma estratégia de SEO geralmente dá resultados no médio e longo prazo.
Não espere um retorno imediato, como pode acontecer com anúncios e links patrocinados, ok?
Apesar disso, SEO costuma dar um retorno mais sustentável ao longo do tempo.
Definindo seu objetivos
O primeiro passo da estratégia que você precisa fazer é definir quais são os seus objetivos ao otimizar seu site, blog ou sua loja virtual.
Para isso, é preciso saber o que o SEO é capaz de oferecer, por exemplo:
- Aumentar o tráfego orgânico;
- Gerar mais leads;
- Gerar mais vendas;
- Reduzir o custo de aquisição de clientes (CAC);
- Educar o mercado;
- Aumentar a autoridade da marca.
Procure sempre alinhar esses objetivos de SEO aos macros objetivos da sua marca.
Se ela quer aumentar o brand awareness, por exemplo, SEO pode ajudar nisso ao colocar o site da empresa em evidência nas primeiras posições do Google.
Quando definir os seus objetivos, você também deve identificar suas metas.
Se você está a procura de mais autoridade poderá usar as métricas de Domain Auhtority e Page Authority. Você pode medir essas métricas por um dos sites que é mais utilizado para isso, o MOZ.
Dessa forma, durante e depois de executar a estratégia, você pode conferir esses indicadores para saber se tomou o caminho certo para alcançar seus objetivos.
Conheça 2 ferramentas básicas de SEO
Para começar sua estratégia de SEO, é necessário contar pelo menos com as ferramentas básicas.
Elas ajudaram você a fazer um bom diagnóstico da situação atual do seu site, embasar seu planejamento, fazer as primeiras otimizações e começar a acompanhar os impactos de cada ação que você fizer no seu site.
Estou falando, de duas ferramentas indispensáveis para qualquer site, principalmente para o SEO é o Google Analytics e Google Search Console.
Essas ferramentas são fornecidas gratuitamente pelo Google e sempre vão acompanhar as suas estratégias. Deixa eu te apresenta-las melhor.
Google Analytics
Google Analytics é uma ferramenta de análise de dados amplamente usada que oferece uma infinidade de recursos para avaliar o desempenho de estratégias. No SEO, ela pode ajudar de diferentes formas:
- Conhecer melhor seu público alvo;
- Ajudar a construir melhor sua persona;
- Identificar quais são as páginas mais visitadas ;
- Ajudar a melhor desempenho das suas páginas;
- Monitorar os números de tráfego orgânico;
- Identificar os canais que mais geram tráfego (e-mail, social, orgânico ;
- Entender o engajamento (taxa de rejeição, páginas por visita, duração da sessão);
- Monitorar as conversões geradas pela estratégia de SEO.
Essas são apenas algumas análises que você pode fazer com o Google Analytics e que podem auxiliar desde o planejamento até o monitoramento do SEO.
Mas você vai encontrar muitos outros dados na ferramenta para ajudar na sua estratégia.
Google Search Console
O Google Search Console é uma ferramenta que facilita a comunicação entre o site e o Google e oferece relatórios valiosos para SEO. Estes são alguns recursos que ele oferece:
- Saber se existem problemas de indexação no site;
- Saber se o site foi hackeado ou penalizado pelo Google;
- Monitorar a posição média das suas páginas na SERP;
- Identificar a taxa de cliques (CTR orgânico) das suas páginas na SERP;
- Identificar quais palavras-chave ativaram o seu site na SERP;
- Identificar quais sites direcionam backlinks para o seu;
- Solicitar ao Google a rejeição de backlinks duvidosos para o seu site.
O Google Search Console é um pouco mais técnico, por isso é voltado para webmasters.
Mas a interface é bastante amigável, então qualquer pessoa pode usá-la para fazer diagnósticos e direcionar demandas mais complexas para profissionais especializados.
A ferramenta também pode gerar vários insights para otimizações em conteúdos, além de ser a principal fonte para identificar as consultas que levam tráfego para suas páginas e a taxa de cliques das suas principais palavras-chave.
Com esse pequeno artigo acredito que você consiga entender mais um pouco sobre SEO, e em que ele se baseia.
Em breve falarei sobre mais algumas ferramentas que são usadas para SEO, pois existe um arsenal de ferramentas e técnicas para conferir o posicionamento do seu site na web, assim como melhorar seu posicionamento nos mecanismos de buscas.
Se gostou desse artigo compartilhe para mais pessoas aprenderem sobre essas ferramentas, e as técnicas aqui descritas.
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