Funil de conteúdo: O que é e como usar?

Você já ouviu falar em funil de conteúdo? Sabe como produzir conteúdo para cada etapa? Essas e outras perguntas responderemos neste artigo.
Funil de conteúdo O que é e como usar

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Você já ouviu falar sobre funil de conteúdo?

Sabe como produzir conteúdo para cada etapa?

Essas e outras perguntas responderemos neste artigo.

Vale lembrar que, as redes sociais hoje são importantíssimas em qualquer negócio, e que o segredo para seu crescimento em qualquer uma delas é a produção de conteúdo de qualidade.

Se você é do tipo que ainda hoje acha que marketing nada tem a ver com conteúdo, saiba que está equivocado e talvez esse seja o grande motivo da sua marca não está faturando alto na web.

É  preciso ressaltar também  a importância de se criar e manter um blog – dentro ou fora do seu site.

Trata-se da maneira mais vital de atração de usuários para sua marca, e é através do seu blog que sua empresa conseguirá alimentar estes usuários interessados e guia-los pelo funil de vendas, oferecendo diferentes tipos de conteúdo.

Da mesma forma, você precisa saber que as informações e conteúdos que você produz não podem ficar parados em um só lugar – é preciso divulgá-los.

Para isto, você irá precisar identificar as principais redes sociais e plataformas online para inserir sua marca e evidenciar seu negócio.

Agora que já esclareci esses fatos, vamos ao tema do nosso artigo, e para começar, vou te explicar o que é funil de conteúdo.

O que é funil de conteúdo?

O funil de conteúdo busca, através do planejamento estratégico de conteúdo, tornar o processo de conversão de vendas escalável, facilitando as decisões relacionadas ao planejamento e estrutura da aquisição de clientes.

*Imagem*

Guiados pelo funil de conteúdo, conseguimos produzir postagens de acordo com o momento em que o cliente está na sua jornada de compra, quebrando esse ciclo em três etapas:

  • Topo de Funil (ToFu – Top of Funnel)
  • Meio de Funil (MoFu – Middle of Funnel)
  • Fundo de Funil (BoFu – Bottom of Funnel)

Cada uma dessas etapas tem características específicas e que precisam ser trabalhadas estrategicamente junto com o funil do Marketing e de Vendas e também com a jornada do consumidor.

Saber o tipo certo de conteúdo em cada etapa é excessiva para que possa ter consistência nos seus resultados.

Como usar as etapas do funil de conteúdo nas Mídias Sociais?

Se você já trabalha o seu marketing de conteúdo de forma estratégica, trabalhar o funil de conteúdo nas mídias sociais será bem mais simples do que você imagina.

Para começar, precisamos recapitular cada etapa do funil do marketing e associá-la à jornada do cliente. Dessa forma, conseguimos estabelecer uma linha editorial e também um planejamento estratégico para as redes sociais.

Vamos lá?

As três etapas do funil de conteúdo

O funil de conteúdo é composto por três etapas: Topo, Meio e Fundo.

E como você já deve imaginar, para cada uma dessas etapas temos conteúdos e formatos diferentes para auxiliar o nosso Lead em sua jornada de compra.

Olha só:

Primeira etapa: Topo de Funil

Os conteúdos produzidos para o Topo do funil são extremamente importantes para atrair visitantes para sua mídia social e muni-los com informações que possam fazer com que ele continue em sua jornada até a compra.

No entanto, devemos sempre lembrar que nessa etapa o usuário não está 100% focado em adquirir algum produto ou serviço específico.

Os conteúdos de Topo de Funil são aqueles que atraem o maior número de visitantes e o desafio está em despertar o interesse deles pela sua empresa.

Para isso, é fundamental que o seu conteúdo seja relevante e de qualidade, de forma que sua Persona se identifique e se aproxime de seu negócio.

Segunda etapa: Meio de Funil

Quando pensamos em conteúdo para o meio de funil, precisamos ter claro que o usuário não é mais um mero visitante que apenas rolou o feed de sua rede social.

Aqui ele já tem uma boa ideia de que sua empresa poderá ajudá-lo a resolver algo em determinado momento.

Por isso, essa é a chance de aprofundar um pouco mais esse relacionamento, mostrando que sim, você tem a solução para o que sua Persona procura.

Ou seja: você deve ser um pouco mais vendedor do que na etapa anterior.

Terceira etapa: Fundo de Funil

Após atrair a atenção do usuário para sua mídia social e, em seguida, despertar seu interesse pelo conteúdo que você oferece, é chegado o momento de mostrar que sua empresa é a solução que ele busca.

Afinal de contas, após munir sua Persona de informações, conscientizá-la sobre um problema e aproximá-la de sua empresa, as chances dela se tornar seu cliente são cada vez maiores.

Então, seguindo um funil de marketing previsível, podemos dizer que nesta etapa a sua Persona está avaliando os prós e contras de fechar a compra, tanto com sua empresa, quanto com possíveis concorrentes.

Por isso, na etapa de fundo de funil você precisa ser ainda mais direto, e mostrar para sua Persona que sua empresa é a melhor opção.

 Em breve trarei mais informações sobre cada etapa do funil, quais melhores formatos para cada etapa e exemplos de conteúdo em cada uma das etapas.

Aproveito e convido você para compartilhar nos comentários um caso de sucesso ou exemplo de conteúdo em mídias sociais que ilustram alguma etapa do funil.

E não se esqueça: compartilhe esse artigo e chame mais profissionais para esse debate!

Ah no nosso insta tem conteúdos que complementam esse artigo, confere lá.

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