Quero vender na internet. O que eu preciso fazer?
Olá tudo bem, espero que sim, se você veio até aqui é por que você tem algum produto que quer vender na internet, não é mesmo.
Ou você esta a procura de algum produto para vender na internet, estou certo?
Antes de tudo você precisa saber que não é tão difícil vender pela internet, você só vai precisar de uma plataforma para que seus clientes possam encontrar seu produto.
Para vender, não importa qual seja o negócio, é preciso satisfazer o cliente. Na internet, a lógica é a mesma.
Mas, para alcançar sucesso no universo online, é preciso estar atento a fatores-chave do mercado digital.
Caso contrário, por maior que seja o esforço, as vendas na web podem não decolar.
O back office de loja virtual inclui logística, gerenciamento de pedidos, estoque, relatórios e faturamento.
O back office de loja virtual inclui logística, gerenciamento de pedidos, estoque, relatórios e faturamento.
Hoje existe uma quantidade enorme de plataformas que podem fazer esse trabalho para você, de hospedar um produto e facilitar a forma de receber valor do seu produto.
Hoje até mesmo o facebook e o instagram possuem essa função de loja virtual.
Com Computadores, notebooks, tablets ou smartphones. Independente do dispositivo, dê uma olhada em sua volta e veja quantas pessoas estão conectadas à internet.
O Ibope aponta que mais de 100 milhões de brasileiros já são usuários da rede.
Com isso e sem medo de errar, você pode ter certeza de que quase metade dessas pessoas fez ao menos uma compra virtual.
A última pesquisa da consultoria e-bit mostra que 59,8 milhões de brasileiros fizeram compras online em 2019, o que significa um aumento de 20% de e-consumidores em relação ao ano anterior.
Portanto se comprar pela internet é fácil, vender por ela também pode ser. Você só precisa das ferramentas certas.
Confira o passo a passo que preparamos para quem quer entrar no comércio eletrônico, mas não sabe por onde começar:
Saiba o que você vai vender na internet
O primeiro passo é o seu planejamento. Então que tipo de produtos que você vai oferecer? Se eles forem de fabricação própria, você precisa ter espaço físico para guardar o seu estoque.
Caso queira revender, é necessário preparar uma lista de possíveis fornecedores com as características de cada um (preços, prazos, localidade).
Você também precisa saber quanto cobrar. E, para isso, a melhor estratégia é conhecer bem a concorrência, tanto no mundo físico quanto no virtual.
Entenda o seu público alvo
Avalie também qual será seu público-alvo e quem serão seus possíveis concorrentes.
Vai vender somente para quem está perto de você, na sua cidade, ou vai vender para outros estados e países?
Você precisa entender perfeita mente qual o público que você precisa alcançar para vender seu produto.
O custo da entrega com frete precisa estar nos seus planos. Saiba também como chegar aos seus possíveis clientes.
As redes sociais são uma boa estratégia para atingi-los. Portanto entenda-os bem.
Esteja preparado para vender na internet
Antes de dar o primeiro passo, é preciso entender o que está por trás de um e-commerce: quais investimentos são necessários, quem são os parceiros, fornecedores, clientes e concorrentes, como será a estratégia de marketing… Elabore um Plano de Negócios.
Tenha em mente, também, que é possível concorrer em nichos nos quais o pequeno negócio poderá ser mais eficiente, ou no mercado de massa, em que a competição será basicamente por preço.
Não se esqueça de fazer um bom planejamento financeiro, projetando os seus gastos e receitas.
O quanto você vai gastar com a manutenção do site, toda a parte de tecnologia, a compra de matéria-prima ou de produtos para revender, marketing, e outras necessidades etc.
Prepare o seu estoque
Você precisa, também, esquematizar como irá administrar o estoque de sua loja. Vai produzir uma quantidade inicial e guardar?
Ou a produção irá acontecer sob encomenda? Tente descobrir como funcionará melhor para o seu tipo de negócio.
Pense nas entregas
Certo, já está tudo pronto para começar as vendas. Opa! Mas ainda tem um detalhe muito importante: será que você já pensou em como irá entregar os pedidos realizados?
Você tem duas opções principais: Correios ou transportadora. O serviço da estatal é aconselhável para o pequeno e médio empreendedor, que vende poucas quantidades.
O órgão oferece, inclusive, um serviço exclusivo para varejistas virtuais. Informe-se sobre os valores, que são diferentes de acordo com o destino, e veja quais regiões você será capaz de atender.
Isso também deve estar claro para os seus clientes, para não ficar nenhuma dúvida na hora da compra.
Para isso uma solução muito bacana seria o PagSeguro, pois ele possui uma parceria bem legal com os Correios, que irá aliviar seu bolso e o bolso do seu cliente.
Se você usar o Envio Fácil, o frete do seu produto sai até 70% mais barato que o valor do Sedex tradicional.
Tenha um sistema para vender na internet
Agora vamos à parte prática: onde você vai colocar seus produtos para vender e como você pretende receber pelos seus produtos?
Por tanto tenha um site 100% funcional. Tudo o que estiver disponível no site deve funcionar da melhor forma possível.
O cliente precisa ter facilidades ao entrar na loja. Caso contrário, ele desiste em um clique e dificilmente voltará.
Os problemas mais comuns são site lento, imagens muito pequenas, grande quantidade de anúncios, pouco contraste entre fundo da página e cor de letra inadequada, e também não menos importante, a tipografia do site.
Mas isso é algo o que podemos ajudar você, caso queira um orçamento
Outra questão é a forma de pagamento, existem diversas ferramenta para te ajudar no seu faturamento.
O PagSeguro oferece vários caminhos possíveis. O modelo mais simples é a solicitação de pagamento por e-mail.
Vamos supor que você tenha um blog ou um perfil nas redes sociais. Você pode publicar uma foto do seu produto e, se o cliente se interessar em comprá-lo, você envia uma solicitação de pagamento diretamente para o e-mail dele.
Outra alternativa é a venda direta pelo próprio site. Basta instalar o botão de pagamento do PagSeguro em sua página.
Além de vender produtos, você pode oferecer serviços por assinatura e receber doações.
Quem busca uma solução mais profissional tem ainda a possibilidade de montar uma loja virtual.
Para isso, você vai precisar de um sistema que permita cadastrar produtos e automatizar o recebimento de pedidos.
Uma Loja Virtual profissional seria uma ótima oportunidade, isso permitirá que você tenha controle sobre uma plataforma segura para você e seus clientes.
Seja verdadeiro com seu cliente.
Deve-se evitar prometer o que não se pode cumprir. Também é bom não deixar o cliente confuso, por exemplo, sobre a cobrança de frete ou o prazo de entrega.
Isso proporcionará confiabilidade ao site e poderá ser fator decisivo de compra.
Já em termos legais, o empreendimento deve alinhar-se às regras obrigatórias para funcionamento de lojas virtuais.
Ofereça multicanais ao cliente
É necessário estar presente nas redes sociais, criar um blog, ter um chat ou um e-mail específico para o atendimento ao cliente, além de ter um número de telefone bem visível no site.
É muito importante facilitar ao máximo o acesso do cliente ao negócio, pois o comprador pode sentir a necessidade de contatar a loja antes, durante e depois da compra.
Possuir presença online é muito importante, pois o cliente deve se sentir seguro ao procurar informações sobre sua loja, para que não pareça uma loja fantasma.
Monte uma equipe preparada e bem treinada
Para cuidar do conteúdo, do design, de questões relacionadas à tecnologia da informação e ao marketing.
Todos esses profissionais devem conversar, interagir, integrar-se para que se alcance êxito no trabalho que cada um executa.
Para isso você pode contar conosco.
Invista em Anúncios vender na internet
Uma boa maneira é começar fazendo testes com pequenos investimentos e medindo os resultados (verificando se houve aumento de cliques, de visitas e de vendas).
Há muitas maneiras de fazer anúncios na internet: por links patrocinados (destaques do empreendimento em mecanismos de busca como Google Ads e Yahoo) ou pelas mídias sociais.
Em todos esses formatos de anúncio, é comum pagar por clique.
Você também pode fazer anúncios no Facebook e no Instagram, pois são as maiores redes sociais para esse tipo de serviço.
Entenda o por que Investir no instagram você sabe se vale a pena?
Invista bastante em SEO (Search Engine Optimization)
A tradução do termo, Otimização para Mecanismos de Buscas, já diz muito.
O trabalho de SEO é otimizar um site e direcionar os motores de busca para dar destaque ao conteúdo.
Hoje, os sites de busca são a principal fonte de procura de informações pelos que navegam na web.
Portanto, ter um site bem posicionado nesses buscadores é fundamental para ser visto.
Saiba mais sobre o que é Seo e como ficar no primeiro luga no Google
Tenha um site seguro
Há diversas empresas que oferecem serviço de proteção ao site, análise de vulnerabilidades e bloqueio de ataques para garantir operações seguras.
É preciso avaliar a solução ideal para o porte do negócio, mas não se pode deixar de garantir segurança ao cliente no momento da compra, pois este é um dos fatores mais determinantes de compra no mercado digital.
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